“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.” (Colossenses 3:1)

O apóstolo Paulo escreveu essa recomendação há quase 2000 anos e já na época aconselhava os discípulos do Senhor Jesus a buscarem as coisas celestiais e a se desvencilharem das coisas da terra. Se isso era necessário naquela época, o que diremos hoje diante de tantas ofertas, tantas distrações, muitas delas lícitas, mas que nem sempre nos convém? (1 Coríntios 6.12)

Somos a geração “conectada”. Sentimos a necessidade de saber tudo que está acontecendo em todo o lugar o mais rápido possível.

Você já esqueceu o celular ou smartphone em casa? Sentiu-se ansioso, perdido? Não está sozinho nisso.

A questão é que não conseguimos absorver todo o excesso de informações a que nos expomos e ainda assim desenvolver a quietude necessária para buscar as coisas lá do alto, ou seja, o que alguns chamam de “praticar a presença de Deus”. Com isso perdemos muitas vezes o conselho, a direção, a estratégia certa para cada batalha.

Se você ler os trechos abaixo, perceberá que DAVI CONSULTAVA O SENHOR E PARA CADA DESAFIO, RECEBIA ESTRATÉGIAS DIFERENTES:
“Consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? Respondeu o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.” (1 Samuel 23.2)

“Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.” (2 Samuel 5:23)

Uma repreensão feita pelo próprio Deus aos seus servos caberia a nós hoje?

“Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, como o meu servo, ou surdo, como o meu mensageiro, a quem envio? Quem é cego, como o meu amigo, e cego, como o servo do SENHOR? TU VÊS MUITAS COISAS, MAS NÃO AS OBSERVAS; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves.” (Isaías 42.18-20).

Para ouvir, precisamos buscar. Para ouvir, precisamos nos aquietar. É preciso tempo a sós com Deus. É necessário desenvolver nossos sentidos espirituais para aprender a discernir a direção do Espírito Santo. E isso ocorre, entre outras formas, com tempo de qualidade com a Palavra, pois o Espírito usa a Palavra:

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO O QUE VOS TENHO DITO.” (João 14:26)

É necessário um coração sensível que prontamente atenda ao convite do Espírito, como fez o salmista:

“Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; BUSCAREI, POIS, SENHOR, A TUA PRESENÇA.” (Salmo 27.8).

Gostaríamos de desafiá-lo a separar tempo diário de qualidade para buscar a Deus através da Sua Palavra e pela oração.

Cada um pode ter o seu próprio modelo de buscar ao Senhor, mas de qualquer forma, seguem abaixo algumas sugestões:

1) É recomendável que você tenha, via de regra, a mesma hora do dia dedicada com exclusividade ao Senhor. Ter uma hora específica nos ajuda a nos mantermos fiéis e constantes na comunhão diária com Deus.

2) Vá para um lugar tranquilo onde você pode ficar a sós com Deus. A ordem do Senhor de fechar a porta do quarto e ficar num lugar de exclusividade com o Pai (Mateus 6.6) é uma demonstração da importância dessa atitude.

3) Deslique o celular, o smartphone, e o tablet, ou coloque-os na função offline. Procure desligar-se de qualquer outra distração e focar-se exclusivamente na Presença do Senhor e na Sua Palavra.

4) Você pode usar o tempo a sós com Deus para:

4.1) Ler e estudar a Bíblia: seguir um plano de leitura bíblica é recomendado. Tenha em mãos caderno e caneta e anote o que Deus falou com você na sua leitura bíblica.
4.2) Orar.
4.3) Adorar. CDs e MP3 com cânticos de adoração podem ajudar muito nesse momento.
4.4) Se aquietar na Presença de Deus. E dessa forma que nos habilitamos para ouvir a Voz do Senhor. Tenha em mãos caderno e caneta para anotar o que Deus falou com você nesses momentos de quietude na Presença do Senhor.

Em Cristo,

Copyright © 2014 por Celia e Rogerio Clavello

 

Share →