É DA VONTADE DE DEUS SALVAR SEMPRE?

É vontade de Deus salvar sempre, ou será que Deus tem alguma exceção? Será que Deus deseja que alguém não seja salvo e vá para o inferno?

Antes de responder às perguntas anteriores, devemos começar diferenciando a vontade permissiva de Deus da vontade perfeita de Deus. A vontade perfeita de Deus encontra-se expressa e revelada em Sua Palavra escrita, a Bíblia Sagrada. Em Romanos 12.2, os cristãos são exortados pelo apóstolo Paulo a serem transformados pela renovação de suas mentes, para que venham experimentar a vontade de Deus. E ele afirma que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

E como renovamos a nossa mente? Trocando os pensamentos que não se alinham com a Palavra pelos pensamentos de Deus revelados em Sua Palavra. Somente assim o cristão poderá experimentar a plenitude da vontade de Deus. É por isso que cada cristão deve ter o seu próprio relacionamento com a Palavra de Deus.

Voltando para a vontade de Deus, podemos dizer que a vontade permissiva se refere a tudo aquilo que ocorre, seja bom ou mal, enquanto que a vontade perfeita de Deus é aquela expressa em Sua Palavra.

Vejamos então qual é a vontade perfeita de Deus com respeito à salvação dos indivíduos, conforme revelado em Sua Palavra em 1 Timóteo 2.3,4:

3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

A Palavra de Deus expressa com clareza que é a vontade perfeita de Deus que todos os homens venham a ser salvos. No entanto, sabemos que há pessoas que perecem, porque rejeitam a salvação.

Era a vontade perfeita de Deus que tais pessoas perecessem? NÃO! A Bíblia afirma claramente que era a vontade perfeita de Deus que fossem salvas. No entanto, o que devemos entender é que há uma parte de Deus e uma parte do homem com respeito à salvação.

E a parte de Deus, foi ter morrido na cruz em nosso lugar, na Pessoa do Filho Jesus Cristo, derramando o Seu precioso sangue para a salvação de todos os homens. A parte de Deus já foi feita. Não há mais nada a fazer do ponto de vista Divino com respeito ao preço pago para a salvação do homem.

No entanto, Deus nunca irá fazer a parte do homem. Cabe a cada homem decidir se recebe ou se rejeita a salvação gratuita oferecida por Deus em Jesus Cristo. Se alguém morrer na condição de rejeição da salvação, não era a vontade perfeita de Deus que isso ocorresse; no entanto, como já dissemos, Deus não irá salvar uma pessoa no estado de rejeição da salvação. Para que a salvação possa ocorrer a pessoa precisa se abrir ao Evangelho.

Outro aspecto importante é que a igreja tem que batalhar pela salvação das vidas, e se ela não fizer isso, vidas poderão morrer sem salvação. E como a igreja deve batalhar pela salvação das vidas? De duas formas: Uma delas é orando pela salvação dos perdidos. Um aspecto dessa oração envolve pedir ao Pai que poupe as vidas da destruição eterna, dando-lhes tempo para que se arrependam (a parábola da figueira estéril em Lucas 13 ilustra muito bem isso), de modo que não morram antes de se arrependerem e crerem no Evangelho.

Outro aspecto da intercessão pela salvação de vidas é pedir ao Pai que venha a criar circunstâncias para que as pessoas por quem intercedemos venham a ser salvas. Essas circunstâncias podem exigir que mensageiros sejam colocados por Deus no caminho dessas pessoas para lhes pregarem o Evangelho (vide Lucas 10.2).

A segunda forma como a igreja deve batalhar pela salvação de vidas é pregando o Evangelho. Como poderão crer e, por conseguinte, receber a salvação, se não ouvirem o Evangelho? (vide Romanos 10.14,15).

Assim, a conclusão que chegamos é que há uma parte de Deus e uma parte do homem com respeito à salvação de vidas. E a parte do homem com respeito à salvação, envolve não somente o indivíduo que recebe a salvação, mas também A IGREJA, QUE DEVE BATALHAR (USANDO AS ARMAS ESPIRITUAIS CORRETAS, MENCIONADAS NOS PARÁGRAFOS ANTERIORES) PELA SALVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS.

Lembrando que se a parte do homem não for feita não há falha do lado Divino se alguém não for salvo. A falha está do lado humano, pois a salvação de todos os homens já foi plenamente provisionada pelo Senhor Jesus no calvário. A salvação já está disponível, e o que o homem tem que fazer é simplesmente receber essa salvação.

Em Cristo,

Rogerio Clavello

P.S. (Importante): Uma das forma pelas quais podemos pregar o Evangelho é através da distribuição de literatura cristã que apresente o Plano de Redenção em Jesus Cristo. Possuímos o livro A Criação, Queda e Redenção do Homem, que apresenta todo o relato do Plano de Salvação em Jesus Cristo, e pode ser utilizado tanto para edificação de igreja (em estudos individuais ou em grupo) quanto para evangelismo. Maiores detalhes pelo link abaixo:

Livro: A Criação, Queda e Redenção do Homem

 

Share →