Renovação da Mente pela Palavra de Deus

 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2 ARA).

Quando nascemos de novo, nosso espírito é imediatamente recriado; no entanto, com respeito à nossa alma (mente natural), inicia-se um longo processo de renovação que vai durar toda a nossa vida, em que o modo de pensar e de agir do mundo deve ser trocado pelo modo de pensar e de agir de acordo com a Palavra de Deus.

O quanto vamos conseguir renovar a nossa mente durante a nossa jornada cristã aqui na terra  dependerá de nós mesmos, da nossa resposta individual ao Senhor, mas é importante notar que o trecho de Romanos 12.2 afirma que não experimentaremos a vontade de Deus nas nossas vidas se não nos aplicarmos a esse processo de renovação da mente pela Palavra de Deus.

A renovação da mente pela Palavra de Deus tem por objetivo afetar as três esferas da alma humana:

  • Vontade (isto é, decisões e ações): isso inclui tomar decisões corretas,  quebrar os maus hábitos e trazer bons hábitos, todos em linha com a Palavra;
  • Sentimentos/Emoções: não basta que nossas ações exteriores sejam corretas, pois as motivações e sentimentos do nosso coração (mente/emoções) também devem ser corretos;
  • Intelecto: isso quer dizer que os pensamentos do homem devem ser substituídos pelos pensamentos da Palavra de Deus.

O meio pelo qual nossa mente é renovada é sempre o mesmo: pela ação Palavra de Deus e do Espírito Santo. Se quisermos renovar nossa mente, temos que permitir que o Espírito e a Palavra operem em nossas vidas.

Quais passos práticos então podemos dar, se quisermos renovar nossa mente pela Palavra? Listamos a seguir alguns passos:

  • Hábito diário de meditação e estudo da Palavra de Deus: se a Palavra de Deus é o meio de transformação da mente, então tudo começa com a nossa própria jornada com ela. O primeiro passo é que venhamos a ler e a estudar a Bíblia diariamente. Não basta ler alguns trechos da Bíblia, pois temos que  aprender e praticar todo o conselho de Deus (que é encontrado em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse). 
  • Coração aberto para aprender e obedecer à Palavra sempre: este ponto é muito importante. Na realidade, a chave para a revelação da Palavra está na decisão de coração de obedecer à Palavra.  Se quisermos sair da letra e entrar no Espírito da Palavra (ou seja, na dimensão da revelação da Palavra), a pré-condição é querer obedecê-la sempre, mesmo que isso implique em mudança radical no seu modo de vida (veja João 7.17. O pastor Bill Johnson foi o primeiro que me chamou a atenção para essa verdade, utilizando esse versículo).
  • Rapidez para nos arrependermos e para aprendermos com os erros: a grande questão não é nunca errar o alvo, até porque isso não vai acontecer (vide 1 João 1.8-10), pois no presente estado o crente está em processo de amadurecimento, mas sim termos a postura certa diante dos nossos erros: rapidez para nos arrependermos diante de Deus (1 João 1.9), e utilizarmos os erros como lições aprendidas para não mais errarmos naquela área.
  • Aprender a Palavra através de mentores espirituais: quando recebemos instrução por meio de um material cristão (tal como um livro, artigo, mp3, vídeo, etc), o irmão em Cristo que é o autor daquele material se torna um mentor espiritual nosso.  Procure aprender através de materiais de vários mentores, cada um na sua área de especialidade, de revelação e de unção, para que você venha a se expor a todo o conselho da Palavra de Deus.
  • Exporse periodicamente à pregação e ao ensino presencial da Palavra: esse é um dos motivos pelo qual é essencial que um cristão faça parte de uma igreja local.

 

Ministério Crescendo na Palavra

 

P.S.: Para um maior aprofundamento no assunto, consulte o nosso livro, Crescendo na Palavra de Deus, no capítulo 15 – o Desenvolvimento da Salvação.

 

Renovação da Mente pela Palavra de Deus; Romanos 12; Desenvolvendo a Salvação; 

Share →