Mas, seguindo a verdade em amor, CRESÇAMOS EM TUDO, naquele que é o cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

Na semana passada, falávamos a respeito do fato de que um dia o cristão estará diante do Senhor Jesus no Tribunal de Cristo, prestando contas da sua própria vida.

Vimos também que a recompensa do vencedor será uma posição de autoridade no Reino vindouro, que carrega em si uma posição de proximidade do próprio Senhor Jesus. Ele é de fato a recompensa e o galardão eterno do vencedor.

No artigo de hoje, gostaríamos de falar a respeito de uma das características dos vencedores: eles estão sempre aprendendo.

Isso está implícito no significado da palavra discípulo. Esta palavra quer dizer: aprendiz, aluno, seguidor. Se alguém quer de fato se tornar um discípulo do Senhor, deve ter um coração aberto para aprender sempre.

Isso é relevante, pois nem todo convertido ao Evangelho é necessariamente discípulo do Senhor, pois João 13.35 diz que um discípulo do Senhor anda em amor, e em João 15.8 lemos que o discípulo do Senhor produz muito fruto.

Jesus afirma em João 14.21 que aquele que O ama é aquele que obedece aos Seus mandamentos. E ninguém obedece além do que já sabe. Muitas vezes não estamos obedecendo à Palavra de Deus simplesmente porque não conhecemos todo o conselho de Deus.

O apóstolo Paulo exorta a igreja do Senhor a crescer em tudo, isto é, a crescer em todas as áreas ou campos da verdade da Palavra. E uma das maneiras fundamentais como podemos crescer em tudo é nos abrirmos para receber de vários mentores espirituais.

O que é um mentor espiritual? É um irmão em Cristo que pode nos ensinar verdades bíblicas que aprendeu em determinadas áreas. Lembrando que um mentor espiritual não precisa nos conhecer pessoalmente, pois uma maneira básica pela qual podemos aprender de um mentor é através da página impressa, através dos seus escritos.

Muitos desses mentores irão sumarizar num livro o aprendizado em determinada área que lhes custou, muitas vezes, décadas de caminhada com o Senhor, e nós somos privilegiados de aprender tudo isso em poucas horas de leitura. Mas nós não iremos aprender se não nos abrirmos para receber e aprender.

Como se trata de um mandamento bíblico que temos que crescer em todas as áreas da verdade da Palavra, precisamos estar abertos a receber de vários mentores espirituais, cada um na sua área de especialidade. Não conseguiremos atingir a plena maturidade espiritual sem a disciplina da leitura, e sem nos expormos a vários mentores espirituais, de campos distintos do conselho da Palavra.

O crescimento espiritual é muito semelhante ao crescimento natural. Assim como não teremos um crescimento saudável, nem manteremos nossa saúde física, sem uma dieta alimentar balanceada e diversificada, da mesma forma não iremos crescer espiritualmente de maneira plena, se não tivermos uma dieta espiritual balanceada e recebendo de vários mentores distintos.

Nós do Ministério Crescendo na Palavra, também gostaríamos de contribuir para o seu crescimento, pois um dos nossos objetivos é transferir conhecimento espiritual por meio da página impressa. Gostaríamos de recomendar que você conheça os nossos materiais. Maiores detalhes em:

https://www.crescendonapalavra.com.br/produtos/

Att.,

Copyright © 2014 por Rogério L. Clavello

 

Share →