Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. (Mateus 22.14 KJV)

Nesse trecho de Mateus 22.14, o Senhor Jesus contrasta aqueles que são chamados por Deus, e aqueles que são escolhidos por Deus.

Ele mesmo afirma que muitos são chamados, ou seja, não é algo difícil ser chamado por Deus; porém Ele finaliza o versículo dizendo que, todavia, poucos são escolhidos.

Então é fundamental entender o que vem a ser alguém chamado e alguém escolhido por Deus.

O que vem a ser alguém chamado por Deus? Deus tem um plano e um propósito específico para cada indivíduo, o que é demonstrado biblicamente pelo Salmo 139.17, que afirma que no livro de Deus foram escritos todos os nossos dias. O chamado de Deus tem a ver com o convite de Deus para que venhamos a cumprir esse plano e propósito.

Quando recebemos a Jesus como Senhor de nossas vidas, muitas vezes entramos em contato com esse chamado Divino. Uma das formas de alguém perceber um chamado é receber um dom ministerial vindo de Deus. De acordo com Romanos 12.6, esses dons “diferem de acordo com a graça que nos é dada” (KJV). Esses dons não são resultados das nossas capacidades naturais, mas sim resultado de uma transferência sobrenatural pelo Espírito Santo. Eles são dons sobrenaturais, e têm a ver com o nosso chamado em Deus.

Por exemplo, alguém pode receber um dom evangelístico, outros um dom de ensinar, outros um dom profético, outros um dom de intercessão, e assim por diante.

No entanto, a questão é, como diz o pastor Bill Johnson, que um dom é “transferido em forma de semente”.  Quando recebemos um dom, nos tornarmos chamados por Deus para potencialmente nos tornarmos crentes que irão exercer a plenitude do seu chamado em Deus, mas trata-se de algo potencial que dependerá da nossa resposta diante do chamado.

E é exatamente o tipo da resposta diante do chamado que irá determinar se iremos ser escolhidos ou não, pois para que um dom seja transformado num ofício, serão necessários vários anos de resposta positiva diante de um convite Divino para entrarmos num processo de crescimento e amadurecimento espiritual.

Assim, alguém escolhido por Deus é aquele que foi aprovado por Deus após passar pelo longo processo de amadurecimento requerido por Deus a partir do chamado inicial em que recebeu do Senhor um ou mais dons ministeriais. Quando alguém se torna escolhido, passa a carregar um nível de autoridade no Reino muito superior àquele que possuía quando era simplesmente chamado por Deus, pois a escolha por Deus envolve receber dEle um encargo para ampliar  sua esfera de atuação e influência no Reino.

Nos próximos artigos, vamos explanar um pouco mais sobre o processo que todo crente chamado por Deus tem que passar para se tornar um escolhido por Deus, e alguns exemplos de personagens bíblicos que passaram por esse processo.

Estamos lançando um novo livro denominado Respondendo ao Chamado – Conhecendo e Cumprindo o Plano de Deus, onde abordamos com maior detalhe esse assunto, assim como analisamos a vida de quatro personagens bíblicos da mesma família (Abrão, seus irmãos Naor e Harã, e seu pai Terá), e seus diferentes tipos de resposta ao chamado de Deus. Maiores detalhes no nosso website no endereço abaixo:

https://www.crescendonapalavra.com.br/produtos/respondendo-ao-chamado-conhecendo-e-cumprido-o-plano-de-deus/

Copyright  © 2013 por Ministério Crescendo na Palavra

Share →